
EXPOR CORRETAMENTE
Antes de se falar sobre regras, técnicas, certo ou errado; é muito importante deixar bem claro que não existe uma verdade absoluta quando falamos em vitrinismo.
Mas existem algumas razões para isso:
Tendência - A vitrina está sempre sujeita as alterações de estilos de moda, as tendências ditam as regras do jogo em alguns aspectos como, cor, tecido, manequins ... A moda se altera a cada estação, e trás consigo mais umas 2 dúzias de possibilidades, o que faz dessa conta algo muito longo. Por tanto não se pode ditar uma regra, como absoluta.
Falta de referência técnica - O mercado oferece um número muito limitado de materiais de apoio técnico para o vitrinista. As publicações são pouquíssimas, os cursos são muito curtos, não tendo a carga horária para se preparar um profissional do segmento.
Arte – Por se tratar de certa forma de uma expressão artística (comercial) faz com que tudo seja permitido.
Mix de Técnicas - Para ser um bom vitrinista se faz necessário, agregar vários conhecimentos : decoração, técnica cenográfica, técnica iluminação, psicologia do consumidor, arquitetura, moda, entre outras. Fazendo com que um pouco de cada técnica seja aplicada corretamente no momento apropriado.
Pesquisa constante – Pesquisar é uma grande característica de um vitrinista, o que dificulta se ter regras, pois a cada dia um profissional descobre uma técnica nova, ou observa um determinado comportamental frente a uma solução visual, mas ele não tem como passar esse conhecimento para outros, pois não temos um centro de estudos sobre o assunto de cunho nacional.
E assim por diante. Todos esses fatores impossibilitam que se determinem regras.
Então o que faremos é passar nosso conhecimento, e trocarmos experiências, baseado em
prática e pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário